1. Disciplinas obrigatórias
Estatística (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Fundamentos de delineamento amostral. Gestão e curadoria de dados. Métodos estatísticos de descrição e análise de erros. Princípios de probabilidade e testes de hipóteses. Análises Uni-variadas: testes paramétricos e não-paramétricos.
Gerenciamento Costeiro Integrado (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Noções básicas sobre os principais agentes físicos, químicos, geológicos, biológicos e sociais que atuam nas zonas costeiras. Tipos de impactos ambientais que atuam em zonas costeiras. Definição de gerenciamento costeiro integrado e conceitos fundamentais. Apresentação do Programa Nacional de Gerenciamento Costeiro. Apresentação dos instrumentos de gestão costeira do Estado e de alguns municípios costeiros. Aplicação de Modelos Conceituais de Gestão de Costa. Diretrizes para a elaboração de Planos de Gestão de Costas. Estudos de caso e viagem de campo.
Oceanografia Geral (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Formação e evolução dos oceanos. Fisiografia oceânica. Definição e características dos ambientes costeiros. Propriedades físico-químicas da água do mar. Composição química da água do mar. Sistema gás carbônico-carbonato. Biogeoquímica dos elementos. Interface água-sedimento. Biologia e ecologia dos principais grupos do Plâncton, Bentos e Nécton. Produtividade, fluxo de energia e ecologia trófica. Oceanografia pesqueira. Ondas e Marés. Distribuição vertical de temperatura na Atmosfera e nos Oceanos. Balanço global de energia. Balanço de massa. Efeito de Coriolis. Circulação geral da atmosfera e dos oceanos. Ondas geradas pelo vento. Transporte de Ekman (Pumping Ekman).
Seminário/Qualificação (1 crédito, 15 horas))
Ementa: A disciplina tem por objetivo preparar os discentes para a apresentação de seminários científicos, através da transmissão de conhecimentos teóricos sobre o tema. Além disso, por meio da apresentação, pelos alunos, de seminários sobre o trabalho a ser desenvolvido na dissertação, tem-se a finalidade de contribuir para o aprimoramento do mesmo antes do exame de qualificação. Neste contexto, a disciplina visa a discussão de ideias sobre objetivos e metodologia do trabalho e sobre resultados preliminares.
2. Disciplinas optativas
Descomplicando a Pós-Graduação (4 créditos, 60 horas)
Ementa: A disciplina é fundamentada em três aspectos: auto conhecimento, gestão de tempo/produtividade e mercado de trabalho/desenvolvimento de projetos. Ela abordará instrumentos de auto conhecimento, apresentando redes de apoio existentes na universidade e fora dela. Serão apresentados conceitos e técnicas de gestão de tempo e organização para que o discente possa entender e escolher o que melhor se ajusta a sua realidade. Por fim, serão discutidas as necessidades do mercado de trabalho e como elaborar projetos de pesquisa.
Dinâmica Sedimentar Costeira (2 créditos, 30 horas)
Ementa: A zona costeira sustenta a subsistência e o bem-estar de milhares de pessoas, de ecossistemas, indústrias, de rotas comerciais e de redes energéticas. O transporte de sedimentos costeiros por processos naturais e pelas intervenções humanas remodela os ambientes costeiros e marinhos, impactando os ecossistemas naturais, os recursos e a infraestrutura, e a nossa exposição aos riscos costeiros, como a erosão e as inundações.
Análise Paleobiológicas Aplicadas à Conservação Ambiental (4 créditos, 60 horas)
Ementa: A História da Educação do Campo: a Educação Rural no Brasil; paradigma da Educação do Campo e o papel dos movimentos sociais. Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo: contextualização no cenário da educação do campo; caracterização, concepções e princípios da educação do campo. Concepção de Educação do Campo no Brasil: a abordagem da educação do campo nos movimentos sociais; a abordagem do Estado para a educação do campo. Educação do Campo e Ensino de Geografia: a Geografia do campo brasileiro; geografia, movimentos sociais e luta pela terra; perspectivas do ensino de Geografia na Educação do Campo.
Etnoconservação Marinha (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Discutir a etnoconservação marinha enquanto uma vertente alternativa, aos modelos hegemônicos importados dos países do norte, de produção de espaços (etno) oceanográficos operados por constelações de saberes de grupos sociais subalternizados.
Redação Científica (4 créditos, 60 horas)
Ementa: A disciplina de Redação Científica pretende ensinar ao aluno da área de Oceanografia os elementos básicos da linguagem científica e suas diversas formas de divulgação (relatórios, resumos, pôsteres, artigos, dissertação e tese). O aluno deverá compreender como organizar as diversas partes de uma publicação científica: introdução, metodologia, resultados, discussão, etc.
Revisão Sistemática e Metanálise: Aplicação e uso do Bibliometrix (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Capacitar o aluno ao desenvolvimento de uma revisão sistemática e metanálise utilizando Bibliometrix.
Gestão Ambiental em Unidades de Conservação (UCS) (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Análise da gestão ambiental em áreas protegidas de zonas costeiras de proteção federal e estadual. Análises de riscos e conflitos em comunidades ribeirinhas nas áreas protegidas. A gestão ambiental no gerenciamento costeiros: avanços e retrocessos no Brasil.
Hidrodinâmica da Plataforma Continental Análise de Dados Oceanográficos (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Introdução a Hidrodinâmica da Plataforma Continental, Forçantes da hidrodinâmica da plataforma continental, equações governantes, ondas e marés, movimentos turbulentos e mistura, circulação termohalina, processos costeiras (estudos de caso de obras de engenharia), interação entre a circulação da plataforma continental e da região oceânica (implicações para intervenções de engenharia na região costeira e talude continental).
Introdução a Técnicas de Amostragem (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Conhecer os procedimentos amostrais adequados para as características da população, gerar habilidades para criar amostras adequadas usando e respeitando as restrições populacionais.
Uso de Isotopos Estáveis em Estudos de Ambientes Costeiros (2 créditos, 30 horas)
Ementa: A discipIina visa que os alunos tenham uma iniciação à metodologia isotópica e vejam a viabilidade de aplicá-la em estudos que busquem investigar a dinâmica de carbono e nutrientes em ecossistemas costeiros, bem como a identificação e rastreamento da contaminação nesses ecossistemas. A determinação da composição isotópica tem se tornado cada vez mais uma ferramenta de grande utilidade nas mais diversas áreas de estudos ecológicos, uma vez que as formas isotópicas mais utilizadas nas análises (carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio) são os constituintes fundamentais da matéria orgânica. Como a composição isotópica varia de forma previsível, conforme os elementos se movem através dos diversos compartimentos do ecossistema, torna-se possível não apenas avaliar os processos relacionados ao ciclo de energia e matéria, mas também identificar e traçar mudanças ambientais, permitindo o monitoramento ambiental dos ambientes costeiros a longo-prazo, bem como a previsão de futuras alterações.